Lifestyle, Pessoal

Tag – Apaixonada por Fotografia

17 de fevereiro de 2017

Esse meme está parado aqui há anos. Porque acho “apaixonada” uma palavra pesadérrima. Até fotografia acho uma palavra pesada. E a minha relação com ela sempre foi muito TENSA. Teve uma época que toda millenial de São Paulo tinha a sua câmera da Lomography da Augusta (fazendo valer aquela citação do Lost in Translation), e parece que desde então todo mundo que nos vê com uma câmera no pescoço só enxerga uma menininha que tira foto de pés.

Gosto de usar a câmera porque ela me esconde das pessoas. E me dá uma coisa pra fazer com as mãos quando estou no meio delas. E porque ela registra lembranças. E me obriga a sair e produzir lembranças para serem fotografadas.

Em outubro, entrei pra equipe do Lomogracinha. Um sonho. Sonho mesmo. Sendo amiga das patroas, sempre ficava naquela expectativa de entrar pro time. Quando nos víamos, tal qual Mc Ludmilla, me perguntava “É hoje?”. Um dia foi. Foi lindo. Em novembro aconteceram coisas, chorava o dia todo, decidi que ia vender todo o meu equipamento porque não dava mais insistir nessa bobagem. Em dezembro, o layout novo do site entrou no ar. Em janeiro, levei o equipamento pra limpar. A minha relação com a fotografia sempre foi muito TENSA.

A necessidade de provar que não sou só uma menininha que tira foto de pés é constante. Mesmo que eu saiba que não tem nada errado se eu decidir ser. Eu gosto de tirar fotos. Eu tiro poucas. Normalmente eu tiro pra mim.

Eu gosto mesmo é de tirar foto de vaca.

Tag: Apaixonada por Fotografia

1 – Com quantos anos você teve sua primeira câmera fotográfica?

Uns 12, ganhei numa revista antiga, a Disney Explora. A gente juntava os cupons das doze primeiras edições e trocava por uma câmera e binóculos (!). Ela era completamente manual e ninguém entendia disso direito em casa, aí ganhei uma Canon melhorzinha no Natal.

2 – Prefere fotografar ou ser fotografada?

Gosto mais de fotografar, mas queria muito ter fotos minhas.

Tag: Apaixonada por Fotografia

3 – Você tem uma boa câmera para fotografar?

Tenho uma Nikon D3100 (e mais um montinho de analógicas). Acho uma ótima câmera e tive excelentes professores me mostrando que o peso que as pessoas colocam no equipamento costuma ser exagerado.

4 – Você fotografa e publica suas fotos?

Existe 01 flickr que nunca é atualizado e 01 instagram de fotos de gato.

Tag: Apaixonada por Fotografia

5 – Tumblr, We heart it, ou instagram?

Instagram pela praticidade. Se vou pro tumblr, acabo abduzida pelas fotos de gatinho. E o We <3 It nunca funcionou bem na minha mão.

Tag: Apaixonada por Fotografia

6 – Cite uma pessoa que você se inspira para tirar suas fotos.

A Lari. :3

7 – Você edita suas fotos ou prefere que elas fiquem no modo original?

Ponto 1: Eu não sei editar. Ponto 2: Gosto de deixar a foto como a cena está na minha memória, faço pequenas correções, mas não mudo muito balanço de branco ou adiciono muito filtros, porque a função principal ali é registrar um momento, manter uma lembrança.

Tag: Apaixonada por Fotografia

8 – Qual seu programa predileto para editar fotos?

Photoshop mesmo.

9 – Sonha em ser fotógrafa ou faz isso como um hobbie?

A única área na fotografia que eu gostaria de levar como profissão seria fotojornalismo, mas não sinto que eu tenha o jeito, o sentimento ou o preparo pra fazer minha vida em cima disso. Aceitar que existem coisas que eu gosto de fazer e coisas que me dão um retorno financeiro foi um dos maiores aprendizados que a fotografia me trouxe.

Tag: Apaixonada por Fotografia

10 – Já fez algum tipo de curso de fotografia?

Fiz o curso ~profissional~ no IIF e me arrependi por cada centavo. Mas fiz dois cursos incríveis no Sesc, um deles mudou minha vida e me mostrou muito sobre quem eu queria ser (na fotografia e fora dela).

11 – Qual a última foto que você tirou?

Claramente uma foto de gato.

12 – Qual a última vez que você foi fotografada por alguém?

Acredita-se que tenha sido nesses dias aqui.

13 – Você é daquelas que quer sempre registar os momentos e o que está ao seu redor, e sai sempre com uma câmera nas mãos?

Queria fotografar mais, mas morro de vergonha.

14 – Mostre uma foto sua (ou que você tenha tirado) que você goste muito.

Tag: Apaixonada por Fotografia

As fotos desse dia não tem nada de especial, não tem uma composição incrível ou técnica mirabolante (tem um ISO bem alto), mas eu amei demais fazer e amei ainda mais ter conseguido esse resultado pra banda de uma amiga que conheço há lindos e longos 22 anos.

 

E por fim: PRESTIGIEM O SITE! Tem texto meu lá no Lomogracinha agora (as perna até treme de lembrar):

Além disso, tem os conteúdos mais do que sensacionais das meninas:

VEM! :)

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply Julie 17 de fevereiro de 2017 at 10:27

    Fotografar é um lance dificil mesmo, né?

    Eu cresci no meio de câmeras. Muitas fotos. Muito tudo.

    Aprendi a amar a fotografia. Depois odiei. Voltei a amar. Comprei uma camera. Vendi a camera. Comprei outra. Odiei de novo. Amei de novo.

    Ciclos, né miga?

    Amo trabalhar com você <3

    • Reply nicas 18 de fevereiro de 2017 at 21:31

      Fotografia é umas das áreas da vida que ninguém avisou que ia ser difícil.
      E eu nunca vou cansar de dizer que amo trabalhar e dividir essas questões todas com você. <3

  • Reply KARINE 17 de fevereiro de 2017 at 15:28

    achei muito amor você ter entrado pro lomogracinha <3 tenho acompanhado os posts novos por lá e tô amando. e eu quero MUITO fazer um desses cursos rápidos do sesc sobre fotografia, mas sempre ~lembro deles quando as vagas já encerraram, HAHAHA triste.

    • Reply nicas 18 de fevereiro de 2017 at 21:32

      As vagas acabam MUITO rápido, é insano.
      Perco vários por causa das datas também, mas nesse link aqui eu acho mais fácil de se encontrar: https://oficinas.sescsp.org.br/

  • Reply Babi Lopes 17 de fevereiro de 2017 at 18:21

    Sinto que essa tag foi respondida por mim???

    Quando eu era criança ninguém na minha família tinha câmera ou dinheiro pra comprar uma. Quando falava que alguém ia tirar nossa foto a gente passava até perfume, IAUEHOAIUEHA. Às vezes me sinto meio IMPOSTORA por curtir tanto fotografia mas não ter crescido no meio disso, uma vez que a galera que eu mais admiro praticamente nasceu com uma câmera na mão.

    Amo muito o Lomogracinha, sigo desde a época que nem câmera eu tinha. Lembro que ele ficou parado por uns períodos e eu sempre passava lá pra ver se ele tinha ressuscitado, haha.

    Mas tamo aew, Nicas. Unidas de alguma forma nas fotografia e blogagem da vida. Inclusive, quero responder esse meme também :)

    bêj :*

    • Reply nicas 18 de fevereiro de 2017 at 21:36

      Quando eu era criança era a mesma coisa, o filme de 36 poses tinha que RENDER, então tinha que juntar várias coisas diferentes na mesma fotos pra aproveitar: tira retrato sim, mas na frente da roseira da vó e com o cachorro no colo que aí já são três fotos em uma. haha

      Conheço demais esse sentimento de “impostora”, a Amanda Palmer chama de “patrulha da fraude”, fala que é uma vozinha na cabeça da gente que fica botando fogo e falando que uma hora todo mundo vai saber que a gente não sabe o que tá fazendo. É HORROROSO e ignorar isso é um sentimento diário.

      Tamo junto sempre!

  • Reply Mareska 21 de fevereiro de 2017 at 02:56

    EU GOSTO DE TIRAR FOTO DE PATO! Garrei apego emocional aos pato e aos ganso do parque em que caminho de tarde, mesmo os ganso tudo tendo cara de psicopata (pun not intended). E eu gosto de foto de pé. Adoro aquele instagram cheio de foto de pé em chão bonito. E foto de livro. Sou doida numa foto de livro. E de gato. Mas só tiro com o celular mesmo.

    • Reply nicas 21 de fevereiro de 2017 at 22:32

      Miga, eu tenho um medo danado de ganso e pato (ELES TEM DENTES HORROROSOS!), porém, entendo o gosto, de fato são fotogênicos.

    Leave a Reply