São Paulo

SOTMB: Meu lugar preferido

22 de setembro de 2016

Setembro tem desafio fotográfico semanal no nosso grupo de apoio, VEM!

Quando esse tema surgiu no SOTMB (o grupo mais cheio de amor do mundo), me bateu um peso bem grande e reflexivo de “Qual é o meu lugar preferido?”. Passou logo, porque eu tinha mala para arrumar e areia de gato pra trocar, mas mesmo assim, ele existiu.

Eu reassisti Mensagem para Você esses dias (um dos melhores filmes já feitos, Meg te amo, vamos ser migas, me tweeta!) e fiquei lembrando o quando aquela foi a minha vida dos sonhos por muitos e muitos anos. E percebi o quanto eu sou sortuda de ter adaptado essa rotina e essa vida pra mim: eu vivo a cidade como sempre quis viver. Volto a pé do metrô até em casa depois do trabalho (um sonho de muitos anos),  tenho meus cafés preferidos a uma caminhada de distância e sinto um conforto indescritível por existir no centro, porque we are all mad here.

No centro somos fãs de coretos (e fazemos campanha pra salvar o da Praça da República), de prédios antigos, da arquitetura da cidade e de lugares que pararam no tempo, na época em que as coisas eram corretas (aka tinha pão de calabresa fresquinho no horário marcado) (essa maravilha fica ali na 13 de maio). Chamamos o Elevado de Parque Minhocão porque isso é o certo e nos orgulhamos dos nossos PFs. A luz aqui é mais bonita.

Me encontro frequentemente com amigos de vários locais do Centro (e o Centro, ele é grande demais) e com amigos que não moram aqui, mas sentem pelo local o amor reservado a um lar. Formamos todos um grupo de vizinhos excêntricos.

Mais que um endereço, o centro é um estado de espírito.

Nem sempre é fácil viver aqui. Mas não acho que seja tão mais difícil que eu outros lugares. O maior problema é que as pessoas ainda acham que por o centro ser um conhecido local público, a sua vida e a sua casa também são. Ouvimos opiniões que não foram solicitadas, julgamentos jamais autorizados e nos negam convites de jantar com “não vou te visitar a noite porque é perigoso”. Nunca ouvi esses disparates morando em outros lugares (muito mais perigosos que o centro), mas aqui parece que a gente vira patrimônio público (como muitos dos nossos prédios) e há boatos de que devemos satisfação.

Já ouvi que no Centro tem pulgas, prostitutas e mendigos por toda a parte. Não só não neguei como disse que também temos percevejos, que é pra manter gente preconceituosa longe mesmo. Se falam que não vem visitar porque a noite aqui é perigosa, conto que ontem mesmo decaptaram sete pessoas na saída do Terminal Bandeira. Amamos o centro (iremos protegê-lo) e queremos nele só para pessoas maravilhosas.

Esse é o meu lugar preferido no mundo e, depois de um dia de modernos e retos prédios no Itaim Bibi, voltar para as curvas e janelas enfeitadérrimas daqui no fim do dia é sempre um abraço.

Meu Lugar Preferido

Meu Lugar Preferido

Centro de São Paulo

Meu Lugar Preferido

Meu Lugar Preferido

Meu Lugar Preferido

 Essas fotos foram feitas em 2011 (!), na Jornada fotográfica nas alturas. 

You Might Also Like

13 Comments

  • Reply Aline Amorim 22 de setembro de 2016 at 16:04

    Que fotos maravilhosas!
    Amei a descrição do seu lugar preferido. Não sei bem o que seria morar no centro, já que moro em uma cidade pequena e longe do centro.
    Beijos

  • Reply KARINE 22 de setembro de 2016 at 16:06

    cara, o centro de SP é lindo! meu sonho como moradora da zl, que usa a linha vermelha e já demorou QUATRO horas pra chegar em casa em dia de problema no metrô, é me mudar pra lá e morar nem que seja em um kitnet minúsculo (com meus gatos) um dia, sério. hahah. só de pensar na possibilidade de ir ANDANDO pro metrô meus olhinhos já brilham, hahaha.

  • Reply Allana Império 22 de setembro de 2016 at 17:35

    É uma delícia tomar como nosso um lugar que, mesmo sendo propriedade pública, tem uma parte da nossa personalidade. Ali imprimimos nossos anseios, escolhemos como lugar para formar boas memórias, além de fazer nossa rotina mais gostosa. Que bom que você já encontrou seu lugar :)
    Beijos!

    Blog Insaturada
    Facebook
    Instagram do blog
    Instagram Pessoal

  • Reply Vy 22 de setembro de 2016 at 18:37

    Acho o centro incrível! Porém: tenho medo de andar ali a noite =( A maior parte do meu TCC era no centro e foi sensacional descobrir tudo o que tem ali, mas ainda não superei o medo da noite (e agora tenho que conviver com medo do maluco da seringa no metrô, é foda)…

  • Reply Lorraine Faria 22 de setembro de 2016 at 18:51

    Eu simplesmente AMO sua escrita e seus relatos Nicas!!! <3 ainda conheço tão pouco o centro de SP, mas peguei apego a tudo que vi e conheci!!!

    beeeijo

  • Reply carol sena 22 de setembro de 2016 at 19:17

    bem lindo, as pessoa esquecem que em meio aos predios existem historias, de gente que ama e que merece respeito.
    Acho que meu lugar favorito no mundo é a praia de ajuruteua no Pará, muitas lembranças de infância por lá!

    Blog Entre Ver e Viver

  • Reply Kaila Garcia 22 de setembro de 2016 at 20:07

    Quantas fotos lindas, não é atoa que é seu lugar favorito né? ❤

    http://www.kailagarcia.com

  • Reply Luciana Salles 23 de setembro de 2016 at 16:28

    Nossa eu amei demais seu post! O centro de São Paulo é taão cheio de história, de amor…que é um dos meus favoritos! Aliás, São Paulo foi tema do meu lugar favorito no Setembro Fotográfico.

    E preciso dizer que suas fotos estão a coisa mais linda! A única vez que fui ao Martinelli estava chovendo e as fotos ficaram feias :((( mas se quiser, dá uma passadinha pra ver!

    Beijos Nicas!

  • Reply Luciana Salles 23 de setembro de 2016 at 16:28

    Nossa eu amei demais seu post! O centro de São Paulo é taão cheio de história, de amor…que é um dos meus favoritos! Aliás, São Paulo foi tema do meu lugar favorito no Setembro Fotográfico.

    E preciso dizer que suas fotos estão a coisa mais linda! A única vez que fui ao Martinelli estava chovendo e as fotos ficaram feias :((( mas se quiser, dá uma passadinha pra ver!

    Beijos Nicas!

    http://www.retratosediarios.com/blog

  • Reply Isa 24 de setembro de 2016 at 20:31

    QUE TEXTO MARAVILHOSO AMIGA! e sim, o Centro <3 as melhores pessoas do mundo estão por aqui <3 fiquei com vontade de escrever sobre esse lugarzin também, mas vc zerou o jogo!

  • Reply Maki 25 de setembro de 2016 at 17:14

    AMO O CENTRO E VOU DEFENDÊ-LO! o centro da cidade é uma das coisas mais maravilhosas de São Pauo. a vibe lá é incrível e eu amo porque tem de tudo. desde o moço que fica pregando a Bíblia na mesma esquina todo santo dia até o manda-chuva (a gente ainda fala isso) da bolsa de valores que tem que deixar a mercedes estacionada num prédio-estacionamento porque lá no meio não se anda de carro. amo/sou o centro da cidade, é um lugar incrível e tão fotogênico ♥

  • Reply meus lugares favoritos de SP – e agora, Isadora? 2 de outubro de 2016 at 22:11

    […] Passando um final de semana lá no canto de onde eu vim – que nem é tanto interior assim! – fiquei com saudade. Cheguei em casa e o Minhocão, dessa vez, não estava fechado: vi aqui da janela uma porção de carros pra lá e pra cá, no lugar das bicicletas e catiorríneos que costumo ver aos domingos. Da janela de casa, sabe? Tem muita gente que torce o nariz: como assim, você mora do lado do Minhocão? Como assim, você acha bonito ver o Centrão da janela? Essa cidade é mesmo muito doida e faz a gente aprender a ver beleza em tudo, no cinza, no concreto, no asfalto, em pequenas vitórias cotidianas. Quem falou bonito sobre isso foi a linda da Nicas, vocês já leram? […]

  • Reply Kaka Farias 2 de novembro de 2016 at 00:54

    Nicas, que bela declaração. Só aumenta minha vontade de conhecer SP. E de ir ao centro, até de noite! Hahaha. Beijos.

    Ps: Amo tanto mensagem para você que nem sei <3

  • Leave a Reply